O Sistema de Seleção Unificada (SISU) se trata de uma iniciativa do Governo Federal para dar oportunidades em instituições públicas sem o vestibular. Mas, você sabe como usar a nota do Enem no Sisu?
As inscrições acontecem em duas oportunidades no ano de maneira informatizada e sem prestação de prova. Tudo porque os candidatos são aprovados a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, o procedimento é totalmente gratuito com vários cursos em todo o território nacional.
Entenda o processo de ingresso no ensino superior
Quando o candidato se inscreve, usando o número e a senha do Enem, o sistema já apanha de forma automática todas as notas que ele registrou nos exames. Isso quer dizer que quando você se candidata a uma vaga no Sisu não necessita se recordar e tampouco informar o seu desempenho Enem. Portanto, tudo é informatizado!
A partir daí, o sistema do Sisu compara as notas de todos os interessados e, no final do prazo de inscrições, faz uma classificação com os alunos que obtiveram as melhores notas. Portanto, a escolha é por curso em uma determinada faculdade, turno e modalidade de ensino.
Isso quer dizer que você vai estar concorrendo com candidatos que almejam o mesmo curso, no mesmo lugar, instituição, período (manhã, tarde ou noite) e forma de concorrência (estudante de escola público, negros, indígenas, entre outros). Sendo assim, é uma forma similar ao vestibular, quanto maior ao rendimento, maior a chance de ter uma vaga.
Se, por ventura, dois estudantes tenham a mesma pontuação do Enem, o sistema concede prioridade para aquele com maior nota na redação. Caso o empate persista, os quesitos de desempate são os seguintes:
1) Redação;
2) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
3) Matemática e suas Tecnologias;
4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5) Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como entrar no Sisu com a nota do Enem?
De modo geral, o Sisu abre as suas inscrições no começo dos dois semestres, nos meses de janeiro e fevereiro e junho ou julho. Para ter como entrar no Sisu com a nota do Enem, é preciso ter prestado o Enem na edição do processo seletivo, fazer a inscrição virtual, selecionar duas possibilidades de curso entre as vagas oferecidas.
Além disso, o candidato deve prestar atenção no calendário, já que o tempo de inscrição tende a ser curto. Em uma semana, as inscrições são abertas, terminam e o resultado é anunciado.
Mas, ter feito o Enem com nota acima de zero é quesito primordial para se candidatar a uma vaga no Sisu e ingressar em uma instituição de ensino pública.
Passo a passo
Como citado anteriormente, dá para saber como entrar no Sisu com a nota do Enem totalmente pela internet a partir desses passos:
- Entrar no site oficial do programa governamental;
- Inserir o número de inscrição e a senha usada para o Enem;
- Responder a todos os campos de informações em cada tela;
- Selecionar até duas possibilidades de cursos com vagas abertas;
- Escolher a forma de concorrência (cotas ou não)
- Confirmar todas as informações inseridas;
- Enviar a sua inscrição;
- Imprimir o comprovante de inscrição, se preferir.