Encceja 2020: Inscrições e Calendário

O Encceja é o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conta com realização anual. O intuito da prova é assegurar o diploma aos brasileiros que não finalizaram o ensino médio ou o ensino médio nas faixas etárias habituais. A boa notícia é que tanto a inscrição quanto a realização do Encceja 2020 são totalmente gratuitas.

Vale salientar que para obter essa qualificação, o candidato necessita prestar uma avaliação. Em uma eventual aprovação, o diploma é emitido por órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC).

Além disso, o exame também rende a Declaração Parcial de Proficiência. Ou seja, o participante conseguiu a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas em todas as etapas.

Com essa declaração, o candidato só vai precisar garantir a nota naquela prova específica na edição seguinte do Encceja. A partir daí, a pessoa pode utilizar essa certificação para ingressar no ensino superior, realizar concursos públicos ou tentar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Quem pode participar do Encceja 2020?

Mesmo com a oferta de ensino público no território nacional, milhares de brasileiros não conseguem finalizar o ensino fundamental ou médio no período correspondente. O Encceja 2020 é a oportunidade de reverter isso. Todavia, é indispensável se ajustar a alguns quesitos para se inscrever no programa.

encceja 2020

Dá para prestar a prova no Brasil e até no exterior desde que o interessado em conseguir a certificação a certificação para ensino fundamental tenha 15 anos de idade completos até o dia da prova. No caso do diploma para ensino médio, a exigência é ter no mínimo 18 anos de idade.

Como fazer a inscrição no Encceja 2020?

Sendo assim, o processo de inscrição no Encceja 2020 é feito pela internet no site oficial. Além disso, o interessado deve tomar muito cuidado na hora de preencher todos os campos solicitados corretamente.

1º passo

Entre na plataforma oficial e insira as informações pedidas;

2º passo

Posteriormente, você deve colocar algumas informações pessoais. Tais como: o endereço de residência, telefones para contato, documentos pessoais, entre outros. Antes de dar continuidade, verifique se todos os dados estão corretos.

3º passo

Adiante, você deve apontar o nível do teste que deseja fazer para conseguir a certificação: ensino fundamental ou ensino médio.

4º passo

Responda a todas as questões do questionário socioeconômico.

5º passo

Informe um email válido para receber as notificações do Encceja 2020 e finalize a sua inscrição.

Documentação necessária

Durante a inscrição, o candidato precisa repassar os segundos documentos: CPF, endereço atual, nome completo, RG e a sua data de nascimento.

encceja 2020 2

No dia de realização da prova, é indispensável levar um documento de identificação recente com foto para poder entrar no local para prestar o exame. O candidato pode levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade (RG), entre outros.

Calendário Encceja 2020

O cronograma oficial do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. No entanto, o calendário tende a ser muito parecido com a edição 2019. Sendo assim, as inscrições devem ocorrer entre os meses de março e abril de 2020.

Já as provas tem tudo para acontecer no mês de agosto, enquanto o resultado deve sair em novembro de 2020. Por isso, o ideal é que os candidatos acompanhem as atualizações no site oficial do Encceja 2020, basta clicar aqui.

Add Comment