O Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado recentemente neste ano, enquanto o gabarito oficial foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, você já sabe quando poderá conferir o resultado ENEM, ou seja, o seu boletim de desempenho individual?
O fato é que nem todo mundo sabe como é feito o cálculo da média do Enem. Basicamente, a operação tem duas formas: a média simples e a complexa. No caso da média simples, se deve somar as notas das cinco provas, englobando a redação. Posteriormente, todas as notas são divididas por cinco.
A média complexa ocorre quando uma instituição de ensino superior determina o peso de cada uma das disciplinas. Sendo assim, a média se transforma na soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e divididas pela soma dos pesos.
Divulgação do resultado ENEM
Vale salientar que o resultado do ENEM, sairá no dia 13 de fevereiro de acordo com o cronograma anunciado pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova.
Todavia, essa data não se aplicada para os chamados treineiros. Ou seja, os candidatos que ainda não terminaram o Ensino Médio e prestam o exame somente para pegar experiência e entender como funciona a prova.
Esses candidatos necessitam aguardar um pouco mais para receber o rendimento individual. No mesmo período de anuncio do resultado dos treineiros, também são revelados os espelhos individuais de redação. Isso significa o material que o candidato possui para conferir as avaliações relacionadas com o seu texto.
Resultados treineiros
Como citado anteriormente, se você prestou o Enem como uma forma de autoavaliação, terá de aguardar mais um pouco. Isso porque o resultado Enem dos treineiros, bem como a vista pedagógica da redação são divulgados cerca de dois meses depois dos resultados individuais.
Resultados individuais: Como consultar
Os resultados serão anunciados por área de conhecimento. É indispensável que o candidato tenha o seu CPF e a senha a disposição para entrar na Página do Participante ou no aplicativo oficial.
Siga os passos:
- Acesso o site oficial da prova;
- Responda ao desafio das imagens
- Insira o seu CPF;
- Utilize sua senha;
- Caso tenha esquecido a senha, acesse o o item “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela;
- Clique em “enviar senha”;
- Uma nova senha será encaminhada;
- Depois disso, basta digitar no sistema e verificar o resultado Enem 2019.
Utilização do resultado Enem
Agora que você já está ciente dos prazos para liberação dos desempenhos individuais do Enem, o ideal é conhecer todas as formas de aproveitar a prova. Afinal, um rendimento satisfatório pode abrir inúmeras portas para acessar a educação superior no Brasil e na Europa, além de obter oportunidades em programas de suporte ao estudante ou financiamento estudantil.
ProUni
Praticamente todas as pessoas que fazem o ENEM conhecem o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Assim, o aluno concorre a bolsas integrais ou parciais em faculdades privadas em todo o Brasil.
FIES
O Financiamento Estudantil passou por uma reformulação e conta com mais categoria para auxiliar o estudante a pagar a mensalidade de sua faculdade, a partir do cumprimentos de quesitos socioeconômicos. Após a faculdade, o aluno inicia o pagamento do financiamento solicitado junto ao Governo Federal.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas via ENEM.
Convênio com instituições portuguesas
Hoje em dia, o resultado ENEM também pode ser utilizado para garantir a aprovação em universidades portuguesas.