Resultado ENEM – Cronograma de divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado recentemente neste ano, enquanto o gabarito oficial foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 13 de novembro. No entanto, você já sabe quando poderá conferir o resultado ENEM, ou seja, o seu boletim de desempenho individual?

O fato é que nem todo mundo sabe como é feito o cálculo da média do Enem. Basicamente, a operação tem duas formas: a média simples e a complexa. No caso da média simples, se deve somar as notas das cinco provas, englobando a redação. Posteriormente, todas as notas são divididas por cinco.

A média complexa ocorre quando uma instituição de ensino superior determina o peso de cada uma das disciplinas. Sendo assim, a média se transforma na soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e divididas pela soma dos pesos.

Divulgação do resultado ENEM

Vale salientar que o resultado do ENEM, sairá no dia 17 de janeiro de acordo com o cronograma anunciado pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova.

Resultado ENEM

Todavia, essa data não se aplicada para os chamados treineiros. Ou seja, os candidatos que ainda não terminaram o Ensino Médio e prestam o exame somente para pegar experiência e entender como funciona a prova.

Esses candidatos necessitam aguardar um pouco mais para receber o rendimento individual. No mesmo período de anuncio do resultado dos treineiros, também são revelados os espelhos individuais de redação. Isso significa o material que o candidato possui para conferir as avaliações relacionadas com o seu texto.

Resultados treineiros

Como citado anteriormente, se você prestou o Enem como uma forma de autoavaliação, terá de aguardar mais um pouco. Isso porque o resultado Enem dos treineiros, bem como a vista pedagógica da redação são divulgados cerca de dois meses depois dos resultados individuais.

Resultado ENEM

Portando, a expectativa é que esses dados dos treineiros sejam liberados a partir de março de 2020 no site oficial da prova e no aplicativo para celulares e tablets.

Resultados individuais: Como consultar

Os resultados serão anunciados por área de conhecimento. É indispensável que o candidato tenha o seu CPF e a senha a disposição para entrar na Página do Participante ou no aplicativo oficial.

Siga os passos:

  • Acesso o site oficial da prova;
  • Responda ao desafio das imagens
  • Insira o seu CPF;
  • Utilize sua senha;
  • Caso tenha esquecido a senha, acesse o o item “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela;
  • Clique em “enviar senha”;
  • Uma nova senha será encaminhada;
  • Depois disso, basta digitar no sistema e verificar o resultado Enem 2019.

Utilização do resultado Enem

Agora que você já está ciente dos prazos para liberação dos desempenhos individuais do Enem, o ideal é conhecer todas as formas de aproveitar a prova. Afinal, um rendimento satisfatório pode abrir inúmeras portas para acessar a educação superior no Brasil e na Europa, além de obter oportunidades em programas de suporte ao estudante ou financiamento estudantil.

ProUni

Praticamente todas as pessoas que fazem o ENEM conhecem o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Assim, o aluno concorre a bolsas integrais ou parciais em faculdades privadas em todo o Brasil.

FIES

O Financiamento Estudantil passou por uma reformulação e conta com mais categoria para auxiliar o estudante a pagar a mensalidade de sua faculdade, a partir do cumprimentos de quesitos socioeconômicos. Após a faculdade, o aluno inicia o pagamento do financiamento solicitado junto ao Governo Federal.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas via ENEM.

Convênio com instituições portuguesas

Hoje em dia, o resultado ENEM também pode ser utilizado para garantir a aprovação em universidades portuguesas.

Add Comment