Benefícios de fazer o Encceja: descubra aqui!

Brasileiros de todas as idades e locais do Brasil vão pleitear a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio para concluir essa etapa dos estudos. Neste dia 5 de agosto, aproximadamente 1,6 milhão vão fazer isso através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Você é um destes candidatos? Mas, será que está por dentro dos benefícios de fazer o Encceja?

Confira uma lista com vantagens para aqueles que não tiveram condição de finalizar os estudos durante o período adequado e buscam essa chance agora. Vamos lá?

Lista dos benefícios de fazer o Encceja

Lista dos benefícios de fazer o Encceja 2018

Lista dos benefícios de fazer o Encceja

1 – Finalizar os estudos em um curto espaço de tempo

Vale salientar que este é o principal intuito do exame para quem está buscando o diploma para finalizar os estudos formais ou ao menos uma parte deles. Isso porque entre os benefícios de fazer o Encceja 2018 envolve completar o ensino fundamental e também o ensino médio.

Além disso, é possível entrar no mercado de trabalho de maneira definitiva para atingir as melhores vagas. Afinal, a continuidade da formação acadêmica é um dos requisitos básicos para atingir uma boa vaga profissional nos mais variados setores.

2 – Gratuidade

Você pode não saber, mas a prova do Encceja é totalmente gratuita e voluntária para pessoas de todo o Brasil e até no exterior, envolvendo até aqueles que estão privados da liberdade temporariamente. Sendo assim, você não gasta nada para obter o seu diploma.

3 – ENEM

E quem acabou de concluir o ensino médio também está pensando no próximo passo, não é? Isso significa que a oportunidade de fazer uma faculdade também pode ser alcançada a partir desta avaliação. Neste ano, outro dos benefícios de fazer o Encceja 2018 é lutar por uma vaga dentro de uma instituição de ensino.

Aqueles que mandaram bem e receberam os diplomas no Encceja 2017 e estão pensando na sua carreira não vão precisar desembolsar nada para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nesta edição. Isso porque quem conseguiu o diploma do ensino médio está dentro do grupo de estudantes isentos da taxa de inscrição do ENEM.

Essa excelente novidade foi confirmada pelo edital do ENEM 2018. Essa integração poderá ser relevante por inúmeros fatores, uma vez que o ENEM era utilizado até dois anos para conquistar essa certificação e acesso para unidades públicas. Mas, o Encceja acumulou essa finalidade desde o ano 2017.

O edital do Enem 2018 anunciou que está livre de arcar com a taxa de inscrição o participante que tenha feito o Encceja 2017, na modalidade do ensino médio, na aplicação Nacional, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou ainda para quem está fora do país, mas tenha conseguido a proficiência que oportunize a certificação na área de conhecimento do nível médio.

4 – Oportunidade de crescimento profissional

Oportunidade de crescimento profissional é um dos benefícios de fazer o Encceja 2018

Oportunidade de crescimento profissional é um dos benefícios de fazer o Encceja 2018

Outro dos benefícios de fazer o Encceja 2018 tem a ver com a chance de ascensão profissional, já que a conclusão do ensino fundamental e ensino médio podem representar uma nova fase na vida de milhares de brasileiros. Sendo assim, o crescimento e o ingresso no mercado profissional se tornam muito mais simples.

Add Comment