Como emitir certificado do Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ocorrerá neste ano no dia 4 de agosto em todo o Brasil. Este é um teste que serve para conceder o certificado de conclusão de ensino médio e fundamental para os candidatos que atingirem as pontuações exigidas. Mas, nem todo mundo sabe como emitir certificado do Encceja.

O fato é que esse é um processo consideravelmente simples. Inicialmente, é essencial descobrir o que se necessita apresentar para se inscrever e ter uma performance adequada na prova. Quer saber de todos esses detalhes a partir de agora? Então, esse texto foi feito especialmente para você!

Quais as exigências para prestar o Encceja Nacional?

Antes de descobrir como emitir certificado do Encceja, é fundamental ter ciência do que se deve ter nas mãos para se inscrever. A primeira exigência se refere a idade mínima para ambas as categorias do exame.

Para buscar um certificado de conclusão do ensino fundamental, o individuo precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para tentar a certificação relacionada ao ensino médio, o interessado precisa ter 18 anos até o dia da aplicação da prova.

Você tem a idade adequada para se inscrever na modalidade desejada? Então, o segundo passo é organizar a documentação para efetuar a sua inscrição. Neste ano, as inscrições para o Encceja Nacional vão ocorrer entre os dias 20 e 31 de maio. O candidato deve repassar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do seu documento de identidade.

Já quem as pessoas que estão privadas de liberdades ou jovens sob medidas socioeducativas, o Responsável Pedagógico deve repassar, na hora da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Documento de Identidade ou do Número de Identificação Interna do interessado. Essa documentação é de vital importância para confirmar a inscrição do jovem.

Como emitir certificado do Encceja? Confira o processo!

É preciso que o candidato alcance 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos para ter acesso ao diploma de nível fundamental ou médio. A partir daí, ele precisará entrar em uma nova fase para saber como emitir certificado do Encceja.

Isso porque o participante necessita informar a qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia pretende pedir o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou ainda a Declaração Parcial de Proficiência.

Essa unidade será a responsável por emitir o seu certificado. Não é o lugar da prova aplicada. Os lugares serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição semanas antes da realização do Encceja. De acordo com sugestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ideal é indicar uma instituição bastante próxima.

Apesar da orientação, o candidato é livre para tomar essa decisão. Mas se deve lembrar que a seleção não está vinculada ao estado de residência. Depois de finalizar a inscrição, é indicado que o candidato imprima o comprovado no qual aparece o número da inscrição e todas as informações cadastrais. Esses dados serão fundamentais para que o candidato possa consultar o local de prova e o seu resultado.

Add Comment