Como entrar nas faculdades com a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio já tem mais de duas décadas de existência e passou por alterações nos últimos anos. Hoje em dia, a prova pode ser utilizada de diversas formas para ingressar no ensino superior. Mas, você sabe como entrar nas faculdades com a nota do Enem?

Como entrar nas faculdades com a nota do Enem? Confira 5 formas!

1 – Ingressar em universidade pública

Muitas instituições de ensino superior permitem o ingresso pelo desempenho no Enem através de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma plataforma totalmente informatizada. O sistema utiliza o desempenho do aluno no Enem para elaborar uma classificação nos cursos superiores. Acesse o site oficial aqui.

Como entrar nas faculdades com a nota do Enem

O principal quesito para tentar uma vaga pelo Sisu é ter feito o Enem sem zerar a redação. Depois da divulgação do Enem, o Ministério da Educação (ENEM) abre o prazo de inscrições no Sisu no começo do primeiro e segundo semestre.

2 – Ingressar em universidade privada com bolsa de estudos

Outra das formas de como entrar nas faculdades com a nota do Enem é referente ao ensino privado com bolsas de estudos integrais (100% do pagamento de mensalidade) e parciais (50% do pagamento da mensalidade) pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O site oficial do ProUni pode ser acessado aqui.

Para concorrer a essa oportunidade, é indispensável somar 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato necessita comprovar renda de 1,5 salário mínimo por integrante da família. O desconto parcial é para aqueles com renda de até 3 salários mínimos.

3 – Ingressar em universidade com financiamento

O participante do Enem também pode utilizar o seu rendimento financiando a mensalidade do curso desejado. Quem consegue média acima de 450 pontos no Enem pode se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O site oficial do programa pode ser conferido aqui.

Vale salientar que o Ministério da Educação ainda determina critérios econômicos para cada categoria do financiamento. Em 2018, o FIES passou a contar com uma categoria sem juros, denominada unicamente de FIES. As categorias com juros foram renomeadas como Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

4 – Ingressar em universidades sem vestibular

Hoje em dia, muitas instituições de ensino adotaram o Enem como modo de entrada por meio do SISU. Todavia, há locais que utilizam o rendimento no Enem em troca às tradicionais provas do vestibular.

Como entrar nas faculdades com a nota do Enem

Em algumas entidades ainda existe o vestibular, enquanto o Enem serve para aumentar a avaliação do candidato. No entanto, o estudante necessita prestar atenção porque essa metodologia pode mudar de uma faculdade para outra.

5 – Ingressar em faculdades de Portugal

Como entrar nas faculdades com a nota do Enem, mas planejando morar fora do Brasil? Você pode não saber, mas essa é uma possibilidade. Isso porque o Enem também oportuniza que os candidatos possam fazer o ensino superior na Europa. Já que há faculdades e institutos portugueses que tem parceria com o Ministério da Educação.

A utilização da nota do Enem nessas instituições substituir os processos seletivos tradicionais do país europeu, no caso das faculdades que toparam esse acordo com o governo brasileiro. Todavia, o ENEM serve unicamente como forma de ingresso e não concede bolsas de estudos aos candidatos nacionais.

Add Comment