Datas para o Encceja 2019: Confira o calendário

A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi confirmado no dia 1º de março. Basicamente, esse exame se concentra em oferecer uma oportunidade para jovens e adultos que não obtiveram a chance de terminar os estudos na idade correta. Por isso, é essencial ficar atento as datas para o Encceja 2019.

Esta é uma oportunidade para que esses brasileiros possam ter acesso ao diploma do ensino médio ou do ensino fundamental. A participação é gratuita e voluntária, só que há uma idade adequada para cada nível de ensino.

Quem pretende alcançar a certificação de conclusão do ensino médio necessita ter 15 anos completos na data da realização da prova. Já os interessados no certificado de termino do ensino médio devem ter 18 anos até a mesma data.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho dos candidatos dá direito a emissão de dois documentos diferentes: o certificado de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental para aqueles que conseguirem a pontuação mínima solicitada nos quatro temas objetivos e na redação.

E ainda o Encceja também fornece a Declaração Parcial de Proficiência. Essa documentação tem o intuito de comprovar que o candidato obteve a nota mínima em uma ou mais dos campos da prova. Só que não teve a pontuação necessária em todos os aspectos da prova. Essa declaração, no entanto, pode ser útil nas futuras provas.

Isso porque o candidato já terá provado o seu conhecimento em determinadas áreas e deverá fazer o mesmo somente nas disciplinas faltantes. Assim, ele pode obter o certificado de conclusão no ano seguinte a conquista da Declaração Parcial de Proficiência.

Vale salientar que a inscrição e a realização das provas não asseguram o recebimento do diploma. O certificado só será repassado ao candidato que alcançar uma pontuação de 100 em cada uma das matérias avaliadas ou que tiver, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de cinco pontos na redação.

Anote as datas para o Encceja 2019!

É importante frisar que as datas para o Encceja 2019 já foram divulgadas publicamente. A primeira etapa será a justificativa da ausência para aqueles que quiserem novamente participar em 2019. Ou seja, o candidato se inscreveu no ano passado e não pode comparecer. Entre os dias 15 e 24 de abril, ele deverá comprovar que teve um motivo justo para faltar.

As datas para o Encceja 2019 referentes ao prazo de matrícula também já foram definidas. Os interessados devem se inscrever entre 20 e 31 de maio. Com relação a aplicação do Encceja Nacional, o dia programado será 4 de agosto. Os candidatos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio farão as avaliações na mesma data.

Todos os detalhes estarão no edital que deve ser lançado ainda no mês de abril. Por fim, as datas para o Encceja 2019 no exterior ou para os apenados não serão as mesmas e devem ser divulgadas em breve.

Add Comment