Tudo o que você precisa saber sobre a prova do Encceja 2018

Aproximadamente 1,6 milhão de brasileiros vão prestar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 neste domingo, 5 de agosto. Sendo assim, a edição deste ano quebrou o recorde de inscritos do programa. Mas, você sabe tudo sobre a prova do Encceja 2018?

Por isso, confira todas as informações a respeito do dia da prova e de quando você poderá consultar o seu rendimento em busca do diploma de ensino fundamental ou ensino médio. Vamos lá?

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do Encceja 2018

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do Encceja 2018

Tudo o que você deve saber sobre a prova do Encceja 2018

Objetivo da prova

Vale salientar que a prova do Encceja 2018 é indicada para brasileiros que não realizaram os estudos no período adequado durante a infância e a adolescente. Para obter a certificação do ensino médio, o candidato precisa ter 15 anos até o dia 5 de agosto, enquanto o processo para o ensino médio demanda idade mínima de 18 anos.

De acordo com informações do Ministério da Educação, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. Hoje em dia, o Encceja é a única avaliação que oportuniza aos interessados, que contam com as exigências mínimas, conquistar essas certificações acadêmicas.

Prova do Encceja 2018

As provas do Encceja 2018 serão aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, no horário de Brasília. É indispensável que o candidato se apresente minutos antes nos locais de prova, uma vez que as entradas serão fechadas 15 minutos antes do começo das provas.

Sendo assim, os portões serão abertos às 8h no período matutino, se encerrando às 8h45min. Na parte da tarde, os portões de acesso serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. Sendo que todos esses horários vão respeitar sempre o horário de Brasília. Não se atrase e se programe para chegar com tranqüilidade ao seu local!

É importante destacar que você terá de contar com algum documento de identificação original com foto recente, bem como estar portando uma caneta de tinta preta com material transparente. Apenas essas canetas serão reconhecidas no processo de avaliação!

Além disso, cada nível de ensino são quatro avaliações objetivas com 30 perguntas de múltipla escolha em cada uma e ainda uma redação.

Prova do Encceja 2018

Prova do Encceja 2018

Ensino Fundamental

Manhã: Ciências Naturais; Matemática

Tarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; História e Geografia

Ensino Médio

Manhã: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias

Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação

Gabaritos

O candidato poderá conferir o seu rendimento na prova do Encceja 2018 a partir da divulgação dos gabaritos. Essas informações objetivas serão anunciadas até o décimo dia útil depois da realização da prova, conforma consta no edital da avaliação deste ano.

Portanto, os alunos não vão precisar sair correndo da prova para checar o desempenho. Tenha calma e espere para o anuncio oficial. Contudo, o resultado oficial da avaliação deve levar ainda mais tempo para ser divulgado. Provavelmente, os aprovadores serão conhecidos no mês de outubro.

Add Comment