Encceja 2019: Inscrições e Vagas

Quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no ano passado para o ensino médio pode correr para conferir o desempenho individual. E aqueles que pretendem efetuar o Encceja 2019 devem prestar atenção às datas para se inscrever na vaga desejada!

Em 2018, a prova foi realizada no dia 5 de agosto para mais de um milhão e meio de pessoas. Entre os inscritos na modalidade ensino médio, aproximadamente 500 mil passaram pela avaliação e 35% atingiram a média necessária para obter a certificação nas quatro áreas de conhecimento.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Funcionais Anísio Teixeira (INEP), 90% dos estudantes receberam nota mínima em ciências da natureza, 80% em ciências naturais, 67% em linguagens e redação e 59% nas questões de matemática.

Encceja 2019

Vale salientar que o relatório individual também está disponível para que os estudantes possam conferir a sua performance. Conforme a orientação do INEP, aqueles que registraram nota mínima podem se encaminhar até às secretarias estaduais e/ou institutos federais. A partir daí, se torna possível pedir a certificação referente ao ensino médio.

Lembrando que as notas se encontram na Página do Participante e é preciso colocar o CPF e a senha para ter acesso.

Quais são as modalidades e certificações oferecidas pelo Encceja 2019?

De modo geral, o Encceja 2019 é uma avaliação nacional com o intuito de auxiliar aqueles que não finalizaram os estudos na faixa etária apropriada. Por isso, há duas variações deste exame.

Ensino Médio

Essa modalidade do Encceja 2019 está a disposição das pessoas acima dos 18 anos, que não conseguiram concluir o ensino médio na idade adequada.

Ensino fundamental

Essa categoria da prova pode ser realizada por jovens a partir dos 15 anos. Este é um exame para pessoas que não finalizaram o ensino fundamental na faixa etária tradicional.

Certificados do Encceja 2019

Além disso, o Encceja 2019 fornecerá dois tipos de certificados para os inscritos: certificado de conclusão e parcial de proficiência.

Certificado de conclusão

Essa documentação corresponde ao diploma dos alunos que foram aprovados tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Esse certificado só será entregue aos inscritos que conquistarem a nota mínima no Encceja 2019.

Declaração parcial de proficiência

Esse documento será repassado aos candidatos que obtiverem rendimento mínimo em algumas áreas do Encceja 2019. Sendo assim, esses alunos têm a possibilidade de repetir a avaliação no próximo ano com algumas facilidades. Isso significa que eles apenas precisarão tirar a nota mínima nas áreas que não conseguiram essa declaração.

Como será o Encceja 2019?

Encceja 2019: Inscrições e Vagas

Encceja 2019: Inscrições e Vagas

O Encceja 2019 deve ocorrer nos mesmos moldes das últimas edições. No ensino fundamental, as disciplinas seguem com redação, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, história e geografia, educação física e ciências naturais.

Com relação ao ensino médio, os temas envolverão redação, ciências da natureza, matemática, ciências humanas e linguagens.

O INEP ainda não divulgou informações oficiais sobre as datas do Encceja 2019. A tendência é que esses dados sejam anunciados em breve. Normalmente, as provas são realizadas no segundo semestre do ano. O edital oficial deve ser lançado no site do INEP neste começo de ano.

Add Comment