Como realizar o Encceja Exterior 2018? Tire suas dúvidas!

A participação no Encceja Exterior 2018 é gratuita e voluntária, direcionada para jovens e adultos brasileiros que residem no exterior, especificamente no Japão, na Guiana Francesa, Estados Unidos, Inglaterra na Turquia e outros países, para quem não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Vale salientar que o candidato precisa ter, ao menos, 15 anos completos no dia da prova para tentar a certificação para o ensino fundamental e completar 18 anos até o dia da aplicação do exame correspondente ao ensino médio. Ficou interessado nessa oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos e conseguir o diploma? Vamos lá!

Como realizar o Encceja Exterior 2018? Tire suas dúvidas!

Como realizar o Encceja Exterior 2018? Tire suas dúvidas!

Como fazer a sua inscrição no Encceja Exterior 2018?

As inscrições são feitas gratuitamente pela internet no Portal do Encceja Exterior 2018, um ambiente online destinado para essa variedade do exame. O interessado precisa efetuar o preenchimento online do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição.

Além disso, o estudante precisa comunicar obrigatoriamente um endereço de email válido e também pedir, se for preciso, atendimento especializado e/ou especifico, em uma área própria do sistema de inscrição, conforme as alternativas apresentadas no cadastradas. Sendo assim, o candidato terá todas as condições para realizar a prova sem complicações.

Além disso, o brasileiro também precisa repassar dados e apontar, obrigatoriamente, qual a certificação de conclusão de ensino está almejando. Isso porque ele pode solicitar a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, bem como os exames que precisa efetuar para ter acesso ao diploma.

Vale salientar que a inscrição e apenas comparecer para prestar o Encceja Exterior 2018 não asseguram o recebimento do diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. Isso porque a certificação é de responsabilidade das unidades de ensino que estão vinculadas ao teste e definem o processo de aprovação.

Documentação obrigatória para Encceja Exterior 2018

Para conseguir fazer a inscrição adequadamente, os brasileiros que moram fora do país precisam repassar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que será usado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência e também o número do seu passaporte. E vale frisar da idade mínima para efetuar esses exames (15 e 18 anos), como citado anteriormente.

Quando e onde será aplicado o Encceja Exterior 2018?

A realização do Encceja Exterior 2018 acontecerá no dia 16 de setembro deste ano, nos seguintes países e cidades: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

Quando e onde será aplicado o Encceja Exterior 2018?

Quando e onde será aplicado o Encceja Exterior 2018?

Desta maneira, a responsabilidade para organização e aplicação do exame ficará com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as respectivas representações diplomáticas do país nos lugares de ocorrência das provas.

Na data, os portões de acesso dos locais serão abertos às 7h e fechados às 8h, sendo reabertos abertos às 13h e fechados às 14h no turno vespertino, e sempre respeitando o horário oficial de cada lugar.

Add Comment