Encceja Exterior: Data das Inscrições

O cronograma do Encceja Exterior (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no exterior) já está disponível e você já pode se programar para esta importante prova. Assim você terá a oportunidade de adquirir a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Afinal, sabemos que por diversos motivos, muitas vezes a conclusão regular pode ser bastante difícil e, em alguns casos, impossível. Desse modo, conquistar o certificação de conclusão pode ser muito interessante para quem quer, por exemplo, ingressar no Ensino Superior.

Para te ajudar, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o Encceja Exterior. Veja a seguir:

 

inscrições encceja exterior

 

Data das inscrições Encceja Exterior

Para quem está pensando em estudar para a prova do Encceja Exterior, temos uma boa notícia: você já pode começar a se programar! As inscrições ocorrem entre os dias 24 de junho de 2019 até 5 de julho de 2019. Você poderá preencher o seu cadastro diretamente no site oficial: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja-exterior/.

É muito importante que você se atente para as datas que destacamos acima, pois assim você poderá garantir a sua chance de conquistar a sua certificação do Ensino Fundamental ou Médio. Caso perca a data, deverá esperar a nova abertura de inscrições que possivelmente ocorrerá apenas no início do ano que vem (2020).

No próprio site do Encceja você poderá ter acesso as informações do dia da prova e o local. Mantenha-se sempre atento a isso e busque ter esta informação o quanto antes. Assim você se prepara de uma maneira mais organizada para a prova.

Cronograma completo

  • 24 de junho a 5 de julho – Inscrições no site;
  • 24 de junho a 5 de julho – Solicitações de atendimentos especializados;
  • 8 a 12 de julho – Solicitações de atendimentos pelo nome social;
  • 15 de julho – Resultados das solicitações de atendimentos especializados;
  • 15 a 19 de julho – Recursos de solicitações de atendimentos especializados;
  • 18 de julho – Resultados das solicitações de atendimentos pelo nome social;
  • 24 de julho – Resultados dos recursos da solicitações de atendimentos especializados;
  • 22 a 26 de julho – Recursos das solicitações de atendimentos pelo nome social;
  • 31 de julho – Resultados dos recursos das solicitações de atendimentos pelo nome social;
  • Setembro – Divulgação do cartão de confirmação da inscrição;
  • 15 de setembro – Aplicação das provas no local indicado no cartão de confirmação.

Quem pode se inscrever no Encceja Exterior?

Está interessado em adquirir o seu certificado de conclusão, a partir da prova, mas ainda não sabe se pode participar e se inscrever? Bem, existem alguns critérios que precisam ser seguidos, para que você de fato seja aprovado na inscrição. Continue lendo para saber mais.

É preciso, no entanto, que os requerentes do certificado do Ensino Fundamental tenham, pelo menos, 15 anos de idade completos até a data da prova. Para quem busca o certificado do Ensino Médio, por sua vez, a idade exigida é de 18 anos.

Nos dois casos o candidato precisa ter completado a idade até o dia da prova. Para o Ensino Fundamental, 15 anos, e Ensino Médio, 18 anos. Caso contrário, o candidato será desclassificado, mesmo que o estudante faça aniversário ainda neste ano.

Estude e boa sorte!

Agora que você já sabe as datas de inscrição, é hora de começar a estudar e a se preparar para esta importante prova. Quanto mais você se preparar, melhor será para você no grande dia! E assim, você poderá estar dando um passo muito valioso em sua carreira acadêmica. Bons estudos e bom desempenho para você!

Add Comment