Quando começa a justificativa de ausência do Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma excelente oportunidade para que milhares de brasileiros possam lutar por uma vida melhor. Afinal, este é uma avaliação para jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos na faixa etária indicada. No entanto, é preciso se atentar para alguns detalhes para receber o tão esperado diploma. Por acaso, você conhece a justificativa de ausência do Encceja?

De maneira geral, a inscrição no Encceja não custa absolutamente nada e tampouco é obrigatória. Caso o cidadão não tenha completado o ensino médio ou fundamental ele pode aproveitar essa semana para recuperar o tempo perdido. A única exigência se refere a idade mínima para cada nível de ensino.

A certificação de conclusão do ensino fundamental só está acessível àqueles que já tem 15 anos de idades. Já o exame para obter o diploma de ensino médio somente pode ser efetuado por pessoas com mais de 18 anos. Ambas as idades precisam ser completadas até o dia da prova. Neste ano, o Encceja será realizado no dia 4 de agosto.

Vale salientar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem a missão de aplicar o exame em todo o Brasil. E desde 2022, o instituto também é responsável pela elaboração e aplicação do teste em cidades no exterior.

O objetivo desta iniciativa é conferir as competências, as habilidades e conhecimentos dos candidatos. Fora do país, o exame conta com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores, ocorrendo em cidades na Europa, América do Norte e até na Ásia.

Entenda o processo de justificativa do Encceja

No dia 1º de março, o Inep confirmou a realização do Encceja neste ano e as principais datas relacionadas à avaliação. Sendo assim, os interessados devem ficar atentos ao calendário para não perder o prazo das inscrições. A inscrição poderá ser feita entre os dias 20 e 31 de maio para ensino médio e fundamental.

Antes disto, o edital completo deve ser lançado para esclarecer todas as possíveis dúvidas ainda no mês de abril. O período entre 15 e 24 de abril também será determinante para uma parte dos candidatos. Isso porque esse espaço de tempo será reservado para o processo de a justificativa de ausência do Encceja.

Basicamente, algumas pessoas se inscreveram na edição de 2018 e não conseguiram estar presentes no dia da avaliação. Se houver o interesse de participar do exame deste ano, esses candidatos precisam efetuar a justificativa de ausência do Encceja. Isso significa que esses indivíduos terão de apresentar documentos e razões satisfatórias para as respectivas faltas em 2018.

Para conseguir provar que essas razões, os candidatos podem anexar documentos ao processo no site oficial. Se, por ventura, o candidato comprovar tudo adequadamente poderá realizar a prova neste ano normalmente. A partir daí, ele poderá se preparar e pleitear a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Prova do Encceja 2019

Caso você ainda não saiba, a data para aplicação do Encceja já foi anunciada. O exame ocorrerá em todo o Brasil no dia 4 de agosto. A avaliação para brasileiros no exterior e pessoas privadas de liberdade será detalhada posteriormente.

Add Comment