Local de Prova Enem: Como consultar

Desde o dia 16 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a consulta ao local de prova Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Sendo assim, o candidato já pode ter acesso ao seu cartão de confirmação para verificar o lugar e a hora da aplicação.

De acordo com o Inep, foram mais de 1 milhão de consultas à plataforma somente nas duas primeiras horas após a liberação. Neste ano, as provas do Enem estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, dois domingos seguidos em 1727 cidades. Mais de cinco milhões de candidatos devem prestar a avaliação.

Vale salientar que os portões dos lugares de prova serão abertos ao meio-dia, conforme o horário de Brasília. Uma hora depois, às 13h em ponto, os portões serão definitivamente fechados. Para efetuar a avaliação, só é possível usar uma caneta com tinta preta e feita com material transparente.

Como consultar o local de prova Enem?

É importante frisar que o cartão de confirmação tem a função de confirmar a inscrição do aluno, além de mostrar as informações do lugar da avaliação. Além disso, o documento também conta com o número da sala em que o aluno deve se apresentar para fazer a prova. Com o cartão, o participante também poderá averiguar:

  • Os dias e os horários de início e término do Enem;
  • A alternativa escolhida para língua estrangeira no momento da inscrição;
  • A opção de atendimento especializado com recurso de acessibilidade, caso tenha sido pedido no ato da inscrição.

Todavia, a consulta ao local de prova Enem é realizada exclusivamente pela internet. Já o cartão pode ser acessado para consulta na página do Participante, clicando aqui. Outra possibilidade é fazer a pesquisa pelo aplicativo do exame para smartphone, disponível para download gratuito em lojas virtuais para sistema Android e IOS.

A consulta é individual. Isso quer dizer que é necessário colocar os dados pessoais (o CPF) e a senha cadastrada para poder descobrir o lugar da prova. Não é obrigatório estar com o documento no dia, segundo o Inep.

Local de Prova Enem

Mas, os especialistas indicam que todos os candidatos imprimam e levem a cartão de confirmação nos dois dias de aplicação dos exames. Afinal, o item possui informações de vital importância e ajuda a impedir enganos com o endereço e os horários de prova.

Atenção redobrada com equipamentos eletrônicos

Embora os alunos não tenham que se preocupar com o horário de verão desta vez, é preciso ficar atento para outra questão. Isso porque os celulares ou qualquer outro item eletrônico poderão resultar em uma eliminação sumária pela primeira vez na história do Enem.

Sendo assim, os candidatos serão retirados do local de prova Enem se qualquer aparelho eletrônico emitir algum tipo de som no decorrer do exame. A punição será aplicada mesmo se o equipamento em questão estiver dentro da embalagem lacrada repassada pelo fiscal de prova.

Isso quer dizer que, se qualquer alarme tocar, o aluno será desclassificado. Portanto, o ideal é levar apenas o que for estritamente necessário e liberado para dentro da sala de aula. Qualquer dúvida pode ser esclarecida na página oficial do exame.

Add Comment