O que estudar para o Encceja?

O Encceja Nacional é uma iniciativa que visa beneficiar milhares de brasileiros que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou ensino médio durante a adolescência. Por isso, o exame concede à certificação de ambas as categorias para aqueles que alcançarem as pontuações solicitadas. Mas, você sabe o que estudar para o Encceja?

Recentemente, a data da prova foi divulgada oficialmente: 4 de agosto. Por isso, é essencial que o candidato entenda como funciona a avaliação e os temas que devem ser abordados. A avaliação conta com quatro provas objetivas. Esse é o sistema que você possui algumas opções e necessita selecionar a alternativa adequada.

A prova objetiva aborda quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Vale salientar que cada prova objetiva tem 30 questões e ainda há uma redação a ser escrita. A pontuação é calculada a partir dos seus acertos e falhas. Isso quer dizer que você necessita apresentar uma coerência nos acertos. Porque não adianta acertar os exercícios mais difíceis e errar as questões mais simples, já que se entende que o estudante chutou as alternativas.

A margem mínima de acerto em cada área é 100 pontos, enquanto o máximo é 180. A avaliação mínima no texto precisa ser 5 e a máxima é 10.

O que estudar para o Encceja 2019?

A determinação da lista de o que estudar para o Encceja 2019 é preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão tem a missão de definir as Matrizes de Referência, que são as competências que serão cobradas no exame ano após ano.

Ciências da natureza e suas tecnologias

Na parte de ciências, o exame abrange as matérias de física, química e biologia. O ideal é que o estudante tenha conhecimento de ciências naturais, modificações ambientais, corpo humano e saúde.

Ciências humanas e suas tecnologias

O que estudar para o Encceja referente às ciências humanas precisa envolver Geografia, História, Filosofia e Sociologia. A avaliação exige conhecimento global e a capacidade de compreender textos complementares. Além disso, é fundamental que o participante também entenda apropriadamente cada enunciado.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Normalmente, a disciplina de linguagens é um dos campos mais esperados do Encceja. Isso ocorre porque essa área de conhecimento também guarda a redação. A elaboração do texto é considerada a pior parte para muitos dos candidatos. Por isso, o ideal é que o sujeito conte com uma boa interpretação de textos e o que está sendo solicitado em cada exercício.

Outra necessidade para assegurar a sua certificação é discernimento na hora o tipo de texto apresentado. Afinal, a possibilidade de zerar a redação não pode sequer ser cogitada. Preste muita atenção!

Matemática e suas tecnologias

O que estudar para o Encceja no quesito matemático? Entre outras coisas, é recomendado estar por dentro dos temas de geometria, números inteiros, grandezas, medidas, porcentagem, entre outros. O objetivo deste campo é descobrir se o candidato tem noção básica da disciplina e se consegue achar soluções para problemas do dia a dia.

Por fim, você pode se preparar apropriadamente ao refazer questões e até as últimas provas no site oficial do Inep, clicando aqui.

Add Comment