Como fazer a prova do Encceja 2019 no exterior?

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Ennceja) é uma forma de facilitar a vida de milhares de brasileiros. No entanto, essa facilidade não necessita se limitar apenas aqueles que estão no território nacional. Afinal, há a prova do Encceja 2019 no exterior.

Ou seja, essa é uma versão da prova destinada para a certificação tanto de jovens quanto de adultos que residem fora do país. A inscrição é totalmente gratuita e a avaliação é realizada pelo Governo Federal, em uma iniciativa em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores.

No ano de 2018, essa variedade do exame ocorreu em 16 cidades em todo o planeta. Lembrando que dois novos pontos foram adicionados a lista na última edição: Roma (Itália) e Roterdã (Holanda). É importante ressaltar que o objetivo do Encceja é oferecer a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para os candidatos que atingirem o nível necessário.

Quem pode fazer a prova do Encceja 2019 no exterior?

Qualquer brasileiro que não concluiu os estudos na faixa etária apropriada pode se inscrever para efetuar a prova do Encceja 2019 no exterior. Para ter acesso ao diploma do ensino fundamental, o candidato precisa ter 15 anos completos. Já o certificado de conclusão do Ensino Médio exige que o interessado já tenha 18 anos. No entanto, a idade mínima pode ser completada até o dia da realização do exame.

Se o individuo ainda não terminou o ensino fundamental, não tem problema! O fato é que se pode solucionar essa situação facilmente. Aqueles que já possuem 18 anos e não finalizaram ensino fundamental e tampouco o ensino médio podem conseguir tudo de uma única vez. Essa é uma medida para agilizar ainda mais os processos.

Quem necessitar de algum tipo de atendimento especializado ou especifico para efetuar a prova do Encceja 2019 no exterior precisa indicar na hora da inscrição. Além disso, o ideal é que o candidato também aponte os motivos da sua solicitação, juntamente com a documentação que ateste a sua condição diferenciada.

Esses documentos ainda podem ser solicitados a qualquer momento. O atendimento especializado é fornecido para candidatos com baixa visão, dislexia, deficiência física e a visão monocular. Já o atendimento específico é uma opção concedida as para gestantes, as lactantes e aos idosos.

Onde será aplicado a prova neste ano?

De modo geral, a avaliação ocorre nas principais cidades do planeta. Basicamente, o candidato deve selecionar o local mais acessível no ato de sua inscrição. Com relação ao lugar exato onde ele deve se apresentar para efetuar a avaliação, somente é anunciado mais próximo da data do Encceja.

Confira as cidades onde deve ser aplicada a prova do Encceja 2019 no exterior:

  • Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami;
  • Bélgica: Bruxelas;
  • Guiana Francesa: Caiena;
  • Portugal: Lisboa;
  • Itália: Roma;
  • Suíça: Genebra;
  • Espanha: Madri e Barcelona;
  • Reino Unido: Londres;
  • França: Paris,
  • Holanda: Roterdã;
  • Japão: Tóquio, Nagóia, Hamamatsu;
  • Suriname: Paramarimbo

Por fim, os candidatos devem efetuar as suas inscrições para o Encceja no exterior na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Add Comment