Quando as inscrições para o Encceja 2019 serão abertas?

As primeiras informações sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano já começaram a ser divulgadas. O período de inscrição, bem como as datas para a realização das avaliações, foi anunciado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Está pensando em prestar desta vez? Então, preste atenção nas datas das inscrições para o Encceja 2019.

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que esse exame é destinado para os jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos nas idades adequadas para cada nível de ensino. Em função disto, a participação é voluntária e completamente gratuita. A exigência se deve a faixa etária dos candidatos.

Quem está pensando em fazer as inscrições para o Encceja 2019 deve saber que a chance de ter o certificado de ensino fundamental apenas será concedida à jovens com 15 anos, no mínimo. Com relação a obtenção do diploma do ensino médio, é essencial que o individuo tenha atingido a maioridade. Lembrando que a idade precisa ser completada até o dia da prova.

O que é preciso estudar para o Encceja 2019?

A prova do Encceja 2019 segue critérios condizentes com o conteúdo destinado para cada categoria. Para conseguir a certificação de ensino fundamental, o candidato deve se preparar para responder questão de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais.

Para o ensino médio, a exigência se amplia. Sendo assim, o estudante deverá dar conta de perguntas relacionadas a linguagens e redação, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Pontuação mínima no Encceja

Para que o candidato possa alcançar o seu intuito e receber o certificado escolar, é fundamental contabilizar 100 pontos em cada um destes temas e pelo menos nota cinco na sua redação. As pessoas que não foram capazes de alcançar a pontuação solicitada em uma ou mais disciplinas, só que não em todas, terá direito a uma Declaração Parcial de Proficiência.

O intuito desta declaração é facilitar o processo. Isso porque o candidato só terá a necessidade de conseguir as notas que faltam no próximo exame para conseguir o diploma almejado.

Vale salientar que se conseguia a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o ano de 2017. No entanto, essa função ficou restrita ao Encceja desde então. A avaliação é realizada tanto no território nacional quanto no exterior. A aplicação para pessoas privadas de liberdades se sucede no modo nacional e internacional.

Data para as inscrições para o Encceja 2019

De acordo com o INEP, as inscrições para o Encceja 2019 serão abertas entre os dias 20 e 31 de maio. Já o exame será aplicado no dia 4 de agosto, sendo que a previsão para a publicação do edital do Encceja deve ocorrer no mês de abril.

É importante destacar que essas datas das inscrições para o Encceja 2019 se destinam para a versão regular. Conforme as informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as informações para as pessoas privadas de liberdades e que residem no exterior serão divulgadas nas próximas semanas.

Add Comment