Quem se inscreveu no Encceja pode fazer o Enem?

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação focada em jovens e adultos. Isso porque o Encceja permite que as pessoas que não terminaram a educação básica dentro do prazo habitual obtenham a certificação de modo prático, gratuito e definitivo. Mas, será que quem se inscrever no Encceja pode fazer o Enem (exame Nacional do Ensino Médio)?

Caso você não saiba, o objetivo do Encceja é fazer com os brasileiros tenham o diploma do ensino fundamental ou ensino médio. No entanto, o candidato não precisa se limitar a receber o seu diploma do ensino médio. A trajetória para crescer no contexto profissional pode continuar e até no mesmo ano.

Afinal, o Ministério da Educação oferece vagas tanto nas instituições de ensino superior quanto nos centros particulares com vagas gratuitas, programas de repasse de bolsas de estudos (integrais ou parciais) e até com a possibilidade de financiamento estudantil. O Encceja pode ser o primeiro passo rumo a sua qualificação acadêmica.

Candidato do Encceja pode fazer o Enem?

A resposta é positiva! Não há qualquer impedimento que vete isso. Portanto, o candidato do Encceja pode fazer o Enem. Além disso, o Encceja costuma ser realizado meses antes do Enem, o que pode beneficiar o candidato aprovado na categoria ensino médio.

Neste ano, essa tradição se mantém. De acordo com anuncio do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para o exame ocorrerão entre os dias 20 e 31 de maio. Antes disto, aqueles que efetuaram a inscrição e não compareceram a prova deverão prestar contas.

Ou seja, o candidato que manifestou interesse em fazer o Encceja e faltou deverá justificar a sua ausência entre 15 e 24 de abril para poder se inscrever neste ano. Esse processo exige a apresentação de documentos que comprovem um motivo justo para a ausência. A publicação do edital também deve ocorrer no mês de abril.

As provas devem ser aplicadas no dia 4 de agosto tanto para o Ensino Médio quanto ao ensino fundamental. Essas datas são referentes a modalidade regular, enquanto a programação para brasileiros no exterior e pessoas privadas de liberdade será divulgada em breve.

A partir daí, as datas referentes ao Enem também foram conhecidas recentemente. O período para solicitação da isenção da taxa de matrícula já está aberto. O prazo para as inscrições iniciar em 6 de maio e se encerrará no dia 17 do mesmo mês. Já o Exame Nacional do Ensino Médio será efetuado em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

Como chegar a universidade após o Encceja Ensino Médio?

Com a conquista do certificado do ensino médio, o candidato tem a condição de pleitear por uma vaga em uma universidade. Sendo assim, é importante ficar de olho nas oportunidades também concedidas pelo Governo Federal.

Com uma nota satisfatória no Enem, o sujeito pode concorrer a uma das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em universidades públicas. O Enem também disponibiliza bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). É possível disputar uma bolsa integral ou parcial em instituições de ensino superior privadas.

O Financiamento Estudantil (FIES) também é uma oportunidade para quem tem um rendimento apropriado no Enem.

Add Comment